SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67ALFABETIZACIÓN Y DIALOGICIDAD FREIREANA: aprendizaje, significados y posibilidades:EL ESPACIO VIVIDO Y LA PEDAGOGÍA SITUADA DE PAULO FREIRE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RODRIGUES, Penélope Alberto; CARRIJO, Viviane Letícia Silva  y  MODESTO-SARRA, Luciana Kool. EXPERIÊNCIAS DE UM SARAU: o inédito viável em meio a pandemia. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.122-132.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62012.

Este artigo tem por objetivo discutir uma proposta de sarau virtual, realizado em junho de 2020, por meio da plataforma Zoom, pela Brincada do Brincar, uma das frentes do Projeto de extensão “Brincadas: o inédito viável em tempos de crise” (PUC SP). Problematiza-se o contexto de pandemia do período de realização do sarau, apresenta-se as motivações de realização do sarau virtual no âmbito do Projeto Brincadas. O sarau virtual é descrito e analisado por meio da seleção de arquivos digitais do acervo do projeto; é analisado com base nos estudos freireanos, principalmente, no conceito de “inédito viável” (FREIRE, 1970/1987), e no “brincar” de Vygotsky (1933/1991). O sarau, a partir da vivência de seus participantes, criou possibilidades para atos de esperança diante da crise mundial da saúde e do contexto de isolamento e distanciamento físico. Esse encontro poético fomentou a interação e a colaboração entre os envolvidos que puderam experienciar a criação de um novo modo de sentir, agir, viver, ser e estar no mundo.

Palabras clave : covid-19; inédito viável; sarau virtual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )