SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67EL ESPACIO VIVIDO Y LA PEDAGOGÍA SITUADA DE PAULO FREIREEL DESARROLLO DE LA PEDAGOGÍA NARRATIVA EN BRASIL: las contribuciones de paulo freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

HENRIQUES, Eda de Oliveira; GUIMARAES, Heriédna Cardoso  y  RODRIGUES, Verônica Fabiola Neves. PAULO FREIRE E A PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.145-158.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62031.

Este texto tem como objetivo a construção de um diálogo entre o potencial investigativo e formador das narrativas no âmbito da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, e a contribuição de Paulo Freire para o que Ezequiel Theodoro da Silva, vai chamar de uma epistemologia da leitura. Para compor a tessitura dialogal entre os escritos de Paulo Freire e a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica percorremos uma bibliografia sobre o pensamento freiriano no que se refere à de leitura de mundo e leitura da palavra e as reflexões de autores pioneiros da abordagem narrativa (auto)biográfica sobre as intercessões entre individual e coletivo e singular e social nas histórias de vida e formação. Compomos o texto em três partes, que, acompanhadas da introdução e considerações finais apresentam a concepção de leitura em Paulo Freire, a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica como perspectiva de produção de pesquisas em educação e formação de professores, e a escrita dos memorias de formação como um dos possíveis, dentre outros, modos de conexão entre a leitura de si, leitura de mundo e da palavra nos processos de formação. A construção desse diálogo é enriquecedora para a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica e amplia as ressonâncias entre a obra de Paulo Freire e seu caráter plural, não dicotômico, entre vida e obra, entre texto e contexto.

Palabras clave : Paulo Freire; pesquisa narrativa (auto)biográfica; memoriais de formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )