SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67PAULO FREIRE AND (AUTO)BIOGRAPHICAL NARRATIVE RESEARCH: dialogues between reading the world, oneself and educational trajectoriesPAULO FREIRE AND WALTER BENJAMIN: notes about time, history, the field of the sensitive and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MORAIS, Joelson de Sousa; MARTINS, Helen Arantes  and  BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA NO BRASIL: as contribuições de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.159-171.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62017.

Tecemos uma reflexão de abordagem teórica bibliográfica neste texto, com o objetivo de compreender o pensamento de Paulo Freire no contexto de uma pedagogia narrativa no Brasil. As ideias partem de reflexões das obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como Prática de Liberdade de Paulo Freire (2013; 1996; 2014) em articulação com Josso (2010), Bragança (2018), Passeggi (2011; 2016), e outros. O objetivo é fazer um diálogo entre os autores operando sobre a pedagogia narrativa como uma prática da liberdade. Interrogamos as políticas de formação e suas contribuições na construção da formação de professores. Os resultados mostram que a pedagogia narrativa empreendida por Freire, representou um “divisor de águas” no campo da formação de professores, reverberando em diferentes correntes epistemológicas, como na tessitura das pesquisas em educação e na consequente ampliação do campo das narrativas (auto)biográficas na educação e em outras áreas do conhecimento. Seu legado é inestimável para a sociedade brasileira, permeando diferentes temporalidades e alcançando várias outras gerações de professores pesquisadores narradores na formação humana.

Keywords : Paulo Freire; escritas narrativas (auto)biográficas; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )