SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67PAULO FREIRE Y LA INVESTIGACIÓN (AUTO)BIOGRÁFICA NARRATIVA EN EDUCACIÓN: diálogos entre la lectura del mundo, de uno mismo y las trayectorias formativasPAULO FREIRE Y WALTER BENJAMIN: notas sobre el tiempo, la historia, el campo de los sensibles y la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MORAIS, Joelson de Sousa; MARTINS, Helen Arantes  y  BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA NO BRASIL: as contribuições de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.159-171.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62017.

Tecemos uma reflexão de abordagem teórica bibliográfica neste texto, com o objetivo de compreender o pensamento de Paulo Freire no contexto de uma pedagogia narrativa no Brasil. As ideias partem de reflexões das obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como Prática de Liberdade de Paulo Freire (2013; 1996; 2014) em articulação com Josso (2010), Bragança (2018), Passeggi (2011; 2016), e outros. O objetivo é fazer um diálogo entre os autores operando sobre a pedagogia narrativa como uma prática da liberdade. Interrogamos as políticas de formação e suas contribuições na construção da formação de professores. Os resultados mostram que a pedagogia narrativa empreendida por Freire, representou um “divisor de águas” no campo da formação de professores, reverberando em diferentes correntes epistemológicas, como na tessitura das pesquisas em educação e na consequente ampliação do campo das narrativas (auto)biográficas na educação e em outras áreas do conhecimento. Seu legado é inestimável para a sociedade brasileira, permeando diferentes temporalidades e alcançando várias outras gerações de professores pesquisadores narradores na formação humana.

Palabras clave : Paulo Freire; escritas narrativas (auto)biográficas; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )