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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
MORAIS, Joelson de Sousa; MARTINS, Helen Arantes e BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA NO BRASIL: as contribuições de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.159-171. Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62017.
Tecemos uma reflexão de abordagem teórica bibliográfica neste texto, com o objetivo de compreender o pensamento de Paulo Freire no contexto de uma pedagogia narrativa no Brasil. As ideias partem de reflexões das obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como Prática de Liberdade de Paulo Freire (2013; 1996; 2014) em articulação com Josso (2010), Bragança (2018), Passeggi (2011; 2016), e outros. O objetivo é fazer um diálogo entre os autores operando sobre a pedagogia narrativa como uma prática da liberdade. Interrogamos as políticas de formação e suas contribuições na construção da formação de professores. Os resultados mostram que a pedagogia narrativa empreendida por Freire, representou um “divisor de águas” no campo da formação de professores, reverberando em diferentes correntes epistemológicas, como na tessitura das pesquisas em educação e na consequente ampliação do campo das narrativas (auto)biográficas na educação e em outras áreas do conhecimento. Seu legado é inestimável para a sociedade brasileira, permeando diferentes temporalidades e alcançando várias outras gerações de professores pesquisadores narradores na formação humana.
Palavras-chave : Paulo Freire; escritas narrativas (auto)biográficas; formação de professores.