SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67THE DEVELOPMENT OF NARRATIVE PEDAGOGY IN BRAZIL: Paulo Freire's contributionsLIMIT-SITUATION AND TEACHER’S TRAINING: pedagogical reconfigurations in pandemic times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MIKLOS, Dilson. PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.172-189.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62041.

O artigo apresenta aproximações conceituais entre Paulo Freire e Walter Benjamin que, afastados temporalmente, estiveram comprometidos em radiografar o seu tempo e registrar, sem disfarces, a barbárie e os processos de exclusão nas suas diversas expressões. É nesse encontro, atravessado pelo estético, ético e político, que colocamos em relevo uma experiência que se manifesta no espaço da formação de professores. O campo do sensível é onde emergem as práxis de sensibilidades e as narrativimagens, conceitos estes que afirmam a potência dos processos de criação e a sua ação transformadora no sujeito em seu diálogo consigo, com o mundo e com os processos formativos.

Keywords : Paulo Freire; Walter Benjamin; formação de professores; narrativimagens; práxis de sensibilidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )