SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67EL DESARROLLO DE LA PEDAGOGÍA NARRATIVA EN BRASIL: las contribuciones de paulo freireSITUACIÓN LÍMITE Y FORMACIÓN DOCENTE: reconfiguraciones pedagógicas en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MIKLOS, Dilson. PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.172-189.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62041.

O artigo apresenta aproximações conceituais entre Paulo Freire e Walter Benjamin que, afastados temporalmente, estiveram comprometidos em radiografar o seu tempo e registrar, sem disfarces, a barbárie e os processos de exclusão nas suas diversas expressões. É nesse encontro, atravessado pelo estético, ético e político, que colocamos em relevo uma experiência que se manifesta no espaço da formação de professores. O campo do sensível é onde emergem as práxis de sensibilidades e as narrativimagens, conceitos estes que afirmam a potência dos processos de criação e a sua ação transformadora no sujeito em seu diálogo consigo, com o mundo e com os processos formativos.

Palabras clave : Paulo Freire; Walter Benjamin; formação de professores; narrativimagens; práxis de sensibilidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )