SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA NO BRASIL: as contribuições de Paulo FreireSITUAÇÃO LIMITE E FORMAÇÃO DOCENTE: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MIKLOS, Dilson. PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.172-189.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62041.

O artigo apresenta aproximações conceituais entre Paulo Freire e Walter Benjamin que, afastados temporalmente, estiveram comprometidos em radiografar o seu tempo e registrar, sem disfarces, a barbárie e os processos de exclusão nas suas diversas expressões. É nesse encontro, atravessado pelo estético, ético e político, que colocamos em relevo uma experiência que se manifesta no espaço da formação de professores. O campo do sensível é onde emergem as práxis de sensibilidades e as narrativimagens, conceitos estes que afirmam a potência dos processos de criação e a sua ação transformadora no sujeito em seu diálogo consigo, com o mundo e com os processos formativos.

Palavras-chave : Paulo Freire; Walter Benjamin; formação de professores; narrativimagens; práxis de sensibilidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )