SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67PAULO FREIRE AND WALTER BENJAMIN: notes about time, history, the field of the sensitive and educationIT IS TIME TO HOPE: contributions of Freire's epistemology in/for in-service education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, Geniana dos  and  PEREIRA, Maria Gabriela Ferreira. SITUAÇÃO LIMITE E FORMAÇÃO DOCENTE: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.190-202.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62021.

Este trabalho aborda o vivido no contexto da Formação de Professores, de uma Universidade Pública Brasileira. Como contingência, focaliza as mudanças nas dinâmicas de ensino e aprendizagem decorrentes da Pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. Para tal, problematizamos a experiência, conforme Freire (1996a, 2000) e Larrosa (2002), enfatizando aspectos de uma educação humanizadora e marcada pela esperança. No tocante à relação entre Didática e Formação de Professores, destacamos Becker (1995); Candau (2004) e Rios (2006), de modo a problematizar os modelos pedagógicos e as três dimensões básicas para a formação docente, sendo elas a Dimensão Humana, Dimensão Técnica e Dimensão Político-Social.

Keywords : flexibilização; situação-limite; pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )