Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
SANTOS, Geniana dos e PEREIRA, Maria Gabriela Ferreira. SITUAÇÃO LIMITE E FORMAÇÃO DOCENTE: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.190-202. Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62021.
Este trabalho aborda o vivido no contexto da Formação de Professores, de uma Universidade Pública Brasileira. Como contingência, focaliza as mudanças nas dinâmicas de ensino e aprendizagem decorrentes da Pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. Para tal, problematizamos a experiência, conforme Freire (1996a, 2000) e Larrosa (2002), enfatizando aspectos de uma educação humanizadora e marcada pela esperança. No tocante à relação entre Didática e Formação de Professores, destacamos Becker (1995); Candau (2004) e Rios (2006), de modo a problematizar os modelos pedagógicos e as três dimensões básicas para a formação docente, sendo elas a Dimensão Humana, Dimensão Técnica e Dimensão Político-Social.
Palavras-chave : flexibilização; situação-limite; pandemia.