SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67LIMIT-SITUATION AND TEACHER’S TRAINING: pedagogical reconfigurations in pandemic timesPHYSICAL EDUCATION, CONTINUING EDUCATION AND PAULO FREIRE: reflections on a remote pedagogical proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CEZAR, Mariana dos Santos  and  OLIVEIRA, Samuel Rocha de. É TEMPO DE ESPERANÇAR: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.203-216.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62062.

Este artigo tem por objetivo descrever como um processo de formação continuada pode ser construído a partir de uma (re)leitura da epistemologia freireana e do trabalho desenvolvido nos círculos de cultura. Esta investigação tem abordagem qualitativa, desenvolvida com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Nesta pesquisa, foi estabelecida uma ação de formação na qual, ao longo de quinze encontros, pesquisadora e participantes dialogaram a respeito de temas que foram identificados nas falas das participantes, ao descreverem as situações vivenciadas por elas no contexto escolar. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso, oriunda dos estudos bakhtinianos. Os resultados mostram que construir uma formação continuada, com base nos pressupostos da epistemologia freireana, pode viabilizar uma tomada de consciência da realidade, por meio da superação de uma visão acrítica acerca das situações-limite vivenciadas no contexto escolar, bem como o desenvolvimento de atos-limites para a superação dessas situações e para a construção de uma consciência crítica.

Keywords : epistemologia freireana; educação libertadora; formação continuada; diálogo; conscientização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )