SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67SITUAÇÃO LIMITE E FORMAÇÃO DOCENTE: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemiaEDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO CONTINUADA E PAULO FREIRE: reflexões sobre uma proposta pedagógica remota índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CEZAR, Mariana dos Santos  e  OLIVEIRA, Samuel Rocha de. É TEMPO DE ESPERANÇAR: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.203-216.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62062.

Este artigo tem por objetivo descrever como um processo de formação continuada pode ser construído a partir de uma (re)leitura da epistemologia freireana e do trabalho desenvolvido nos círculos de cultura. Esta investigação tem abordagem qualitativa, desenvolvida com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Nesta pesquisa, foi estabelecida uma ação de formação na qual, ao longo de quinze encontros, pesquisadora e participantes dialogaram a respeito de temas que foram identificados nas falas das participantes, ao descreverem as situações vivenciadas por elas no contexto escolar. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso, oriunda dos estudos bakhtinianos. Os resultados mostram que construir uma formação continuada, com base nos pressupostos da epistemologia freireana, pode viabilizar uma tomada de consciência da realidade, por meio da superação de uma visão acrítica acerca das situações-limite vivenciadas no contexto escolar, bem como o desenvolvimento de atos-limites para a superação dessas situações e para a construção de uma consciência crítica.

Palavras-chave : epistemologia freireana; educação libertadora; formação continuada; diálogo; conscientização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )