SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67ES HORA DE ESPERANZAR: contribuciones de la epistemología de Freire en/para la educación continuaPERCEPCIONES DE TRABAJO Y FORMACIÓN: tesituras de qué-hacer con la cultura de paz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ANDRADE, Danielle Müller de; MONTIEL, Fabiana Celente  y  GUIMARAES, Márcia Rejane Vieira. EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO CONTINUADA E PAULO FREIRE: reflexões sobre uma proposta pedagógica remota. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.217-231.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.59076.

Este artigo, fruto do desenvolvimento de uma atividade pedagógica não presencial denominada Estudos Avançados em Educação, do Curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - campus Pelotas, teve como objetivo compreender como a discussão feita no decorrer das atividades desenvolvidas tocou e mobilizou os/as estudantes, individual e coletivamente, bem como se os/as provocou à reflexão acerca do seu papel social como educador/a e como cidadão/ã. O corpus de análise, constituído de memórias reflexivas escritas pelos/as estudantes como tarefa final, foi analisado por meio da metodologia de análise textual discursiva. Os resultados apontam a contribuição da proposta pedagógica para a formação continuada de professores/as, bem como para a reflexão acerca do papel social da Educação Física e de sua contribuição para a formação de sujeitos críticos, participativos e compromissados com a transformação social e com a promoção de uma educação pública e de qualidade para todos/as.

Palabras clave : formação docente; atividades remotas; educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )