SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67PHYSICAL EDUCATION, CONTINUING EDUCATION AND PAULO FREIRE: reflections on a remote pedagogical proposalA LOOK AT EDUCATION IN THE FIELD: the political pedagogical project of the state school professor João Florentino da Silva Neto, in the city of Cáceres-MT. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, Madson Pinto dos  and  NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. PERCEPÇÕES DE TRABALHO E FORMAÇÃO: Tessituras do quefazer com a cultura de paz. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.232-245.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.59773.

O presente artigo tem como objetivo perceber relações e equivalências dos temas geradores (trabalho, escola e paz) e suas pertinências para a humanização dos interlocutores da pesquisa. Para esta finalidade fez-se uso da metodologia qualitativa, orientada por princípios da pesquisa participante, tendo como técnica o círculo de cultura, além de um objeto artístico. Os teóricos Freire (2015), Galtung (2003), Delors (2006) e Morin (2011) nos ajudaram a entender que o trabalho e a escola são categorias importantes no movimento dialético para o ser mais, mas um terceiro elemento, a cultura de paz, faz-se necessário para o avançar na humanização de homens e mulheres.

Keywords : educação de jovens e adultos (EJA); pedagogia libertadora; humanização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )