SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO CONTINUADA E PAULO FREIRE: reflexões sobre uma proposta pedagógica remotaUM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO: o projeto político pedagógico da escola estadual professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Madson Pinto dos  e  NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. PERCEPÇÕES DE TRABALHO E FORMAÇÃO: Tessituras do quefazer com a cultura de paz. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.232-245.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.59773.

O presente artigo tem como objetivo perceber relações e equivalências dos temas geradores (trabalho, escola e paz) e suas pertinências para a humanização dos interlocutores da pesquisa. Para esta finalidade fez-se uso da metodologia qualitativa, orientada por princípios da pesquisa participante, tendo como técnica o círculo de cultura, além de um objeto artístico. Os teóricos Freire (2015), Galtung (2003), Delors (2006) e Morin (2011) nos ajudaram a entender que o trabalho e a escola são categorias importantes no movimento dialético para o ser mais, mas um terceiro elemento, a cultura de paz, faz-se necessário para o avançar na humanização de homens e mulheres.

Palavras-chave : educação de jovens e adultos (EJA); pedagogia libertadora; humanização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )