SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67PERCEPTIONS OF WORK AND TRAINING: weaving of what-to-makewith the culture of peaceQUILOMBOLAS CULTURES INVISIBLE IN THE TEACHER EDUCATION CURRICULUM: paths in Freire for humanization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ALMEIDA, Leandro de  and  ROMANOSWSKI, Joana Paulin. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO: o projeto político pedagógico da escola estadual professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.246-261.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.59095.

Este estudo teve como objetivo analisar os reflexos e contribuições do Projeto Político Pedagógico na educação do campo, analisando em que medida tem ajudado a reforçar a identidade dos seus educandos enquanto sujeitos do campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que, no contexto da Educação do Campo, foi realizada com uma pequena abordagem acerca da classe multisseriada e a construção de Identidades. Nesse sentido, tratou-se do Projeto Político Pedagógico a partir do entendimento teórico das Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo – DOEBC, a qual aponta a necessidade da valorização da identidade camponesa, cultural e trabalhadora dos alunos do campo por meio de Projetos Políticos Pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequadas às reais necessidades desses alunos. Para tal, foi traçada uma leitura do documento oficial da Escola Estadual Professor Joao Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT, como parâmetro afirmativo de uma proposta de educação do Campo.

Keywords : educação do campo; projeto político pedagógico; classe multisseriada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )