SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67PAULO FREIRE E A ESCOLA NECESSÁRIA À INCLUSÃOAPRENDENDO COM OS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS NO CONTINENTE AFRICANO: práticas pedagógicas de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CORREIO, Silvia Patrícia da Silva Marques; VESTENA, Carla Luciane Blum  e  CORREIO, Leandro Redin Vestena. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: a partir da Teoria de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.289-302.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.59996.

O presente trabalho apresenta os resultados de uma proposta metodológica, intitulada “Tríade da Conscientização” para o ensino da Educação Ambiental escolar, a partir da teoria de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e com utilização da análise do discurso. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em um colégio público do interior do Paraná. Na aplicação da proposta metodológica, observou-se e avaliou-se a interação, a produção e as respostas dos educandos às atividades propostas. Os resultados demonstraram que a proposta permitiu a exploração e integralização dos conteúdos de Geografia por meio da prática de Educação Ambiental. Percebeu-se também, que essa proposta despertou o interesse dos educandos em buscar novas informações, extrapolando os conteúdos do livro didático.

Palavras-chave : metodologia de ensino; tecnologias educacionais; meio ambiente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )