SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR AWARENESS FOR THE PRACTICE OF SCHOOL ENVIRONMENTAL EDUCATION: from Paulo Freire's theoryINITIAL EDUCATION OF TEACHERS WHO TEACH MATHEMATICS: interlocution between school knowledge and everyday knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, José Francisco dos. APRENDENDO COM OS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS NO CONTINENTE AFRICANO: práticas pedagógicas de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.303-314.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.60327.

O artigo faz reflexões sobre o pensamento de Paulo Freire, que, se estivesse vivo, estaria completando, em 2021, o centenário de nascimento. Referência na área da educação, o método de alfabetização de Freire é recomendado e premiado por várias entidades. Atualmente, sofre críticas por setores da sociedade brasileira ligados a grupo conservadores, que sustentam que este método está ligado a ideologias de esquerda e, portanto, não é adequado ao ensino. Este trabalho se baseia na revisão bibliográfica de artigos, capítulos de livros e um documento de relatório da embaixada brasileira em Lisboa produzido pelo então embaixador Carlos Alberto da Fontoura. Por meio desses materiais, será trabalhado o desempenho político e pedagógico de Freire no continente africano, especialmente em Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, no processo após independência desses países, e debatido o destombamento para Freire e para os países envolvidos.

Keywords : continente africano; Paulo Freire; atuação política pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )