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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, José Francisco dos. APRENDENDO COM OS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS NO CONTINENTE AFRICANO: práticas pedagógicas de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.303-314.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.60327.

O artigo faz reflexões sobre o pensamento de Paulo Freire, que, se estivesse vivo, estaria completando, em 2021, o centenário de nascimento. Referência na área da educação, o método de alfabetização de Freire é recomendado e premiado por várias entidades. Atualmente, sofre críticas por setores da sociedade brasileira ligados a grupo conservadores, que sustentam que este método está ligado a ideologias de esquerda e, portanto, não é adequado ao ensino. Este trabalho se baseia na revisão bibliográfica de artigos, capítulos de livros e um documento de relatório da embaixada brasileira em Lisboa produzido pelo então embaixador Carlos Alberto da Fontoura. Por meio desses materiais, será trabalhado o desempenho político e pedagógico de Freire no continente africano, especialmente em Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, no processo após independência desses países, e debatido o destombamento para Freire e para os países envolvidos.

Palabras clave : continente africano; Paulo Freire; atuação política pedagógica.

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