SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: a partir da Teoria de Paulo FreireFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, José Francisco dos. APRENDENDO COM OS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS NO CONTINENTE AFRICANO: práticas pedagógicas de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.303-314.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.60327.

O artigo faz reflexões sobre o pensamento de Paulo Freire, que, se estivesse vivo, estaria completando, em 2021, o centenário de nascimento. Referência na área da educação, o método de alfabetização de Freire é recomendado e premiado por várias entidades. Atualmente, sofre críticas por setores da sociedade brasileira ligados a grupo conservadores, que sustentam que este método está ligado a ideologias de esquerda e, portanto, não é adequado ao ensino. Este trabalho se baseia na revisão bibliográfica de artigos, capítulos de livros e um documento de relatório da embaixada brasileira em Lisboa produzido pelo então embaixador Carlos Alberto da Fontoura. Por meio desses materiais, será trabalhado o desempenho político e pedagógico de Freire no continente africano, especialmente em Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, no processo após independência desses países, e debatido o destombamento para Freire e para os países envolvidos.

Palavras-chave : continente africano; Paulo Freire; atuação política pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )