SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67LEARNING FROM REVOLUTIONARY PROCESSES IN THE AFRICAN CONTINENT: pedagogical practices from Paulo FreireWOMEN OF AND IN YAE: weaving reflections from the contributions by Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

COSTA, Rodrigo Tadeu Pereira da  and  OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.315-329.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61733.

Este texto é um recorte da tese de Costa (2021), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma ponte entre o conhecimento escolar e o conhecimento do cotidiano na formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática. O solo teórico escolhido para a busca/refinamento dos dados coletados foram os estudos de Paulo Freire. Possui uma abordagem metodológica qualitativa, e os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Os(as) entrevistados(as) são os líderes – coordenadores(as) ou vice-coordenadores(as) – dos oito grupos brasileiros cadastrados no diretório de grupos do CNPq, cujo nome inclui a palavra “Etnomatemática”. O trabalho considera que o conhecimento do cotidiano também se caracteriza como um conhecimento científico, porém ele não é acadêmico e que o conhecimento do cotidiano pode, sim, dialogar com o conhecimento escolar. No entanto, esse diálogo vai depender de alguns fatores, como, por exemplo, o contexto e o interesse das partes em promover esse diálogo.

Keywords : Paulo Freire; formação inicial de professores e professoras; matemática; pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )