SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67INITIAL EDUCATION OF TEACHERS WHO TEACH MATHEMATICS: interlocution between school knowledge and everyday knowledgeFREIREAN SCIENCE EDUCATION: an analysis of the book My dance has history, a bell hooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BARRETO, Maria Cláudia Mota dos Santos  and  MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. MULHERES DA E NA EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.330-342.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62022.

O objetivo deste artigo é analisar as trajetórias de mulheres da e na EJA à luz das categorias situações-limite, inéditas-viáveis e conscientização em Paulo Freire. Para a realização da pesquisa que sustenta este texto, foi aplicado questionário com dados sociodemográficos, realizadas entrevistas narrativas e utilizado o diário de campo. As informações produzidas foram interpretadas mediante a análise narrativa. Os resultados indicam que as necessidades laborais impulsionam a escolarização na idade adulta. Embora as estudantes relatem dificuldades de aprendizagem, a inserção na modalidade possibilita adquirir conhecimentos para manejar trocas financeiras e transitar pela cidade. A convivência no espaço escolar propicia o estabelecimento da rede de apoio social, mas também emergem dificuldades de interação com estudantes mais jovens. A decisão de vinculação à escola representa um ato subversivo e de resistência, conferindo o sentimento de ter vencido na vida. Contudo, ainda persistem alguns entraves para que a educação seja libertadora na vida dessas pessoas e da sociedade.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; mulheres; Paulo Freire.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )