SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67FORMACIÓN INICIAL PARA PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS: interlocución del conocimiento escolar y cotidianoFREIRIANO ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS: un análisis del libro Mi danza tiene historia, de bell hooks índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BARRETO, Maria Cláudia Mota dos Santos  y  MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. MULHERES DA E NA EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.330-342.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62022.

O objetivo deste artigo é analisar as trajetórias de mulheres da e na EJA à luz das categorias situações-limite, inéditas-viáveis e conscientização em Paulo Freire. Para a realização da pesquisa que sustenta este texto, foi aplicado questionário com dados sociodemográficos, realizadas entrevistas narrativas e utilizado o diário de campo. As informações produzidas foram interpretadas mediante a análise narrativa. Os resultados indicam que as necessidades laborais impulsionam a escolarização na idade adulta. Embora as estudantes relatem dificuldades de aprendizagem, a inserção na modalidade possibilita adquirir conhecimentos para manejar trocas financeiras e transitar pela cidade. A convivência no espaço escolar propicia o estabelecimento da rede de apoio social, mas também emergem dificuldades de interação com estudantes mais jovens. A decisão de vinculação à escola representa um ato subversivo e de resistência, conferindo o sentimento de ter vencido na vida. Contudo, ainda persistem alguns entraves para que a educação seja libertadora na vida dessas pessoas e da sociedade.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; mulheres; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )