SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67MULHERES DA E NA EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo FreirePEDAGOGIE ET UTOPIE: toujours! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

QUINTANILHA, Eloize Braga  e  COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. ENSINO DE CIÊNCIAS FREIRIANO: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.343-354.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.60162.

Este artigo, de base teórica, tem por objetivo promover aproximações entre o Ensino de Ciências e o legado freiriano a partir de narrativas femininas negras para infância. Acreditamos ser fundamental pensarmos um mundo outro, tendo a escola como local de transformação e de engajamento na luta por uma sociedade menos injusta. Para tal, teceremos aproximações entre Paulo Freire e bell hooks1, buscando mostrar ser possível epistemologias comprometidas com uma verdadeira mudança social, tão necessária diante dos desafios impostos pela conjuntura atual. Sendo este ano de 2021 o ao do centenário de Paulo Freire, se faz urgente o retorno ao seu pensamento e prática libertadora, assim como reavivar experiências, reencantar o futuro. Portanto, buscaremos pensar de que forma a literatura pode ser uma narrativa potente na busca por fazer emergir vozes silenciadas, assim como o ensino de ciências pode se mostrar também parte fundamental para uma formação humana capaz de produzir conhecimento em prol da justiça social. Para isto, vamos revistar e ressignificar a palavra freiriana e, também, a literatura infantil de bell hooks, duas vozes que denunciam as desigualdades, assim como anunciam possibilidades de ser e estar em um mundo verdadeiramente igualitário. Acreditamos assim, celebrar Paulo Freire e pensar um mundo outro possível.

Palavras-chave : literatura infantil; ensino de ciências; relações étnico-raciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )