SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67PEDAGOGIE ET UTOPIE: toujours!CURRÍCULO E JUSTIÇA ESCOLAR EM CONTEXTOS PLURICULTURAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LORENZATTI, María del Carmen  e  SALDARI, Valentina. O LEGADO DE PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CONTEXTOS ATUAIS: conquistar coletivamente autonomia para democratizar a construção ética das práticas. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.362-371.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62796.

Este artigo resgata as palavras de Paulo Freire sobre processos de formação de professores no campo da educação de jovens e adultos. As conjunturas sócio-históricas atravessadas pela pandemia implicaram múltiplas reinvenções da experiência educativa na virtualidade, como espaço e tempo para situar as práticas em modo remoto. Nesse sentido, realiza-se uma releitura do livro Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa com o intuito de tensionar os resultados de pesquisa e trabalhos de extensão na atual situação sócio-histórica vivenciada durante a pandemia. Assumir professores como inventores e pesquisadores e não como meros transmissores de saberes, implica defender a ética como uma construção que exige sujeitos políticos comprometidos com suas ações e seu tempo histórico. Em primeiro lugar, faz-se uma abordagem conceitual dos eixos centrais do referido livro. Em segundo lugar, são compartilhadas algumas discussões sobre os processos de formação desenvolvidos ao longo dos anos de trabalho com educadores desse campo socioeducativo e, posteriormente, compartilham-se tensões observadas nas práticas educativas durante a pandemia.

Palavras-chave : autonomia; formação docente; pandemia; ética; educação de jovens e adultos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )