SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67EL LEGADO DE PAULO FREIRE PARA LA FORMACIÓN DOCENTE EN LOS CONTEXTOS ACTUALES: conquistar colectivamente la autonomía para democratizar la construcción ética de las prácticasLAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA ESCUELA: antes y después de la pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

KAPLAN, Carina Viviana  y  SULCA, Elisa Martina de los Angeles. CURRÍCULO E JUSTIÇA ESCOLAR EM CONTEXTOS PLURICULTURAIS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.372-381.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62798.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa socioeducativa sobre as experiências escolares de jovens indígenas que frequentam o ensino médio em uma instituição pública de gestão privada localizada na província de Salta, na Argentina. O objetivo é analisar os sentidos que os alunos atribuem às práticas curriculares que se desenvolvem no quotidiano, bem como as distâncias e a proximidade entre os saberes da família da comunidade e os saberes da escola. A documentação dos depoimentos foi realizada por meio de entrevistas em profundidade. As conclusões mostram que os significados conferidos às práticas curriculares estão ligados a projeções futuras: retornar à comunidade de origem e se envolver em atividades de sobrevivência, deslocar-se aos centros urbanos para dar continuidade aos estudos de nível superior e inserir-se em áreas laborais. Essas perspectivas estão intimamente relacionadas às condições de vulnerabilidade e marginalidade em que se encontram. Neste contexto, a escola tem a possibilidade de promover a justiça curricular, desvendando a ligação entre origem social e destino escolar, entre constrangimentos iniciais e possíveis futuros.

Palabras clave : estágios curriculares; conhecimento da comunidade; conhecimento escolar; subjetivação; dessubjetivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )