SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67CURRICULUM AND SCHOOL JUSTICE IN PLURICULTURAL CONTEXTSPAULO FREIRE, JOY AND HOPE Message for youth and adult educators in Angra dos Reis (1994) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

KALMAN, Judith. LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA ESCUELA: antes y después de la pandemia de Covid-19. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.382-398.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62799.

A pandemia da Covid-19 pôs em evidência as grandes desigualdades nos sistemas educativos e nas experiências escolares. De um lado, desnudou diferenças materiais de equipes, de condições de estudo, de conectividade e possibilidades de participação e, de outro, a pobreza no uso de tecnologias como recurso pedagógico e mediador de ensino. Faz muito tempo, a política educativa no México, como em muitas outras partes do mundo, exige dos professores que usem cada vez mais diversas tecnologias digitais em suas turmas. Nunca, como agora, com a mudança das salas de aula para a casa se havia pensado como a incorporação dessas tecnologias ao ensino era um processo complexo que abarca a redefinição das relações na sala de aula, a reinterpretação do currículo e a expansão da noção de alfabetização acadêmica para além dos textos escritos. O artigo analisa como professores usam as tecnologias para responder e como as aproveitam para introduzir formas inovadoras de ensinar e de aprender. Faz a revisão de dados coletados antes da pandemia para examinar processos de apropriação das tecnologias para o ensino, e como aprendem na prática. Percebe-se que aprender a utilizar tecnologias digitais em atividades educativas implica contínuas aproximações pelo uso para poder pensá-las como ambiente de aprendizagem e reformular práticas estabelecidas.

Keywords : Covid-19; tecnologias digitais; apropriação; prática docente; aprender.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )