SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67CURRÍCULUM Y JUSTICIA ESCOLAR EN CONTEXTOS PLURICULTURALESPAULO FREIRE, ALEGRÍA Y ESPERANZA Mensaje para educadores de jóvenes y adultos en Angra dos Reis (1994) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

KALMAN, Judith. LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA ESCUELA: antes y después de la pandemia de Covid-19. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.382-398.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62799.

A pandemia da Covid-19 pôs em evidência as grandes desigualdades nos sistemas educativos e nas experiências escolares. De um lado, desnudou diferenças materiais de equipes, de condições de estudo, de conectividade e possibilidades de participação e, de outro, a pobreza no uso de tecnologias como recurso pedagógico e mediador de ensino. Faz muito tempo, a política educativa no México, como em muitas outras partes do mundo, exige dos professores que usem cada vez mais diversas tecnologias digitais em suas turmas. Nunca, como agora, com a mudança das salas de aula para a casa se havia pensado como a incorporação dessas tecnologias ao ensino era um processo complexo que abarca a redefinição das relações na sala de aula, a reinterpretação do currículo e a expansão da noção de alfabetização acadêmica para além dos textos escritos. O artigo analisa como professores usam as tecnologias para responder e como as aproveitam para introduzir formas inovadoras de ensinar e de aprender. Faz a revisão de dados coletados antes da pandemia para examinar processos de apropriação das tecnologias para o ensino, e como aprendem na prática. Percebe-se que aprender a utilizar tecnologias digitais em atividades educativas implica contínuas aproximações pelo uso para poder pensá-las como ambiente de aprendizagem e reformular práticas estabelecidas.

Palabras clave : Covid-19; tecnologias digitais; apropriação; prática docente; aprender.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )