SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67DEMOCRATIC SCHOOL MANAGEMENT: legal proposals in the brazilian neoliberal context“BEING” A DISSIDENT TEACHER: between life that is built contingently and representative fiction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ESTEBAN, Maria Teresa  and  PINA, Bruna de Souza Fabricante. SILENCIAMENTO E DIÁLOGO NA AVALIAÇÃO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.420-433.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52977.

Os movimentos cotidianos de produção da educação como prática da liberdade em escolas públicas levam à problematização do ato pedagógico. Neste contexto, o artigo trata dos sentidos assumidos pela avaliação nas práticas escolares e suas conexões com a intensificação da dimensão democrática da escola pública, compreendendo seus vínculos com os projetos de educação e de sociedade em disputa. A pesquisa com o cotidiano escolar se valeu do diálogo como método e do paradigma indiciário para entrar em relação com professoras, crianças e documentos. O pensamento freireano e estudos decoloniais, pós-coloniais e sobre avaliação educacional ofereceram delineamentos que permitiram a interpelação da avaliação escolar, dando a ver propostas que silenciam e suas fissuras, possibilidades de ruptura com o instituído e a presença de inquietações e fluxos dialógicos.

Keywords : avaliação; cotidiano escolar; educação libertadora.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )