SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro“SER” UM/A PROFESSOR/A DISSIDENTE: entre a vida que se constrói de forma contingente e a ficção representativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ESTEBAN, Maria Teresa  e  PINA, Bruna de Souza Fabricante. SILENCIAMENTO E DIÁLOGO NA AVALIAÇÃO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.420-433.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52977.

Os movimentos cotidianos de produção da educação como prática da liberdade em escolas públicas levam à problematização do ato pedagógico. Neste contexto, o artigo trata dos sentidos assumidos pela avaliação nas práticas escolares e suas conexões com a intensificação da dimensão democrática da escola pública, compreendendo seus vínculos com os projetos de educação e de sociedade em disputa. A pesquisa com o cotidiano escolar se valeu do diálogo como método e do paradigma indiciário para entrar em relação com professoras, crianças e documentos. O pensamento freireano e estudos decoloniais, pós-coloniais e sobre avaliação educacional ofereceram delineamentos que permitiram a interpelação da avaliação escolar, dando a ver propostas que silenciam e suas fissuras, possibilidades de ruptura com o instituído e a presença de inquietações e fluxos dialógicos.

Palavras-chave : avaliação; cotidiano escolar; educação libertadora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )