SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67SILENCE AND DIALOGUE IN SCHOOL ASSESSMENTA ESTHETIC EXPERIENCE IN THE TEACHING PRACTICE OF BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Silas Veloso de Paula  and  ALVES, Isabella Nara Costa. “SER” UM/A PROFESSOR/A DISSIDENTE: entre a vida que se constrói de forma contingente e a ficção representativa. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.434-449.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53031.

Este ensaio busca provocar reflexões sobre identidades docentes, discutindo as im(possibilidades) de qualquer fechamento e sutura dos sujeitos que as incorporam. Aponta-se a representação hegemônica do/a profissional docente como uma ficção representativa que se modifica ou se conserva de acordo com as disputas pelas demandas educativas. A partir de discussões teóricas sobre identidade, sujeito e performance, e de experiências vividas pelos autores/as e/ou por docentes mencionados/as aqui como “dissidentes”, reitera-se a relevância do olhar para as diversas posições desses sujeitos humanos e profissionais a partir da concepção de que não se nasce professor/a torna-se um/uma. O trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, a partir de uma perspectiva orientada aos problemas expostos (problem driven researche), conclui-se situando a regulação das identidades e performances docentes diante dos discursos hegemônicos de normatização e as (im)possibilidades de superar tais restrições através de corpos e experiências dissidentes no campo da educação.

Keywords : docência; dissidência; ficção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )