SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67“BEING” A DISSIDENT TEACHER: between life that is built contingently and representative fictionINVENTIONS IN THE SCHOOL: aesthetic movements with pasta author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, Maurício Inácio dos  and  BETLINSKI, Carlos. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.450-465.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043.

Este artigo aborda o tema da experiência estética na prática docente. O problema condutor da investigação foi: Como os docentes da Educação Básica percebem a experiência estética em suas práticas? O objetivo foi caracterizar as experiências estéticas realizadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, para identificar elementos que geram o empobrecimento dessa experiência nessas práticas. A partir da análise de dados e à luz das teorias de Theodor Adorno e Max Horkheimer, afirma-se que a redescoberta do lugar da experiência estética cria sentidos e potencializa o trabalho docente, superando a tendência reducionista da racionalidade instrumental e o desencanto pela profissão.

Keywords : estética; trabalho docente; racionalidade técnica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )