SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67"SER" UN/A MAESTRO/A DISIDENTE: entre la vida que se construye de manera contingente y la ficción representativaINVENCIONES EN LA ESCUELA: movimientos estéticos con pasta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Maurício Inácio dos  y  BETLINSKI, Carlos. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.450-465.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043.

Este artigo aborda o tema da experiência estética na prática docente. O problema condutor da investigação foi: Como os docentes da Educação Básica percebem a experiência estética em suas práticas? O objetivo foi caracterizar as experiências estéticas realizadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, para identificar elementos que geram o empobrecimento dessa experiência nessas práticas. A partir da análise de dados e à luz das teorias de Theodor Adorno e Max Horkheimer, afirma-se que a redescoberta do lugar da experiência estética cria sentidos e potencializa o trabalho docente, superando a tendência reducionista da racionalidade instrumental e o desencanto pela profissão.

Palabras clave : estética; trabalho docente; racionalidade técnica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )