SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67A ESTHETIC EXPERIENCE IN THE TEACHING PRACTICE OF BASIC EDUCATIONKNOWLEDGE TEACHERS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION AT THE MACACOARI FAMILY AGROECOLOGICAL SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Bianca de Menezes Castro da. INVENÇÕES NA\DA ESCOLA: movimentos estéticos com a massinha. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.466-477.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53580.

O cotidiano na\da escola fugaz e aiônico, posicionado pelas crianças, está expresso neste artigo que tem como objetivo sentir a dimensão das relações estéticas na elaboração das aulas e horizontalizar os saberesfazeres tecidos pelos corpos no currículo praticado. Nesse sentido, a metodologia utilizada é da práticateoriaprática, ou seja, as práticas que forem surgindo pelas alunas e pelos alunos serão dialogadas com autores que ajudem a questionar a prática educativa para que, posteriormente, possamos criar novas práticas em decorrências dos desejos e confrontos. Uma aula feita na escola pública, situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, com crianças do quarto ano, coloca em jogo a lógica da ruptura cotidiana que proporciona outras possibilidades na sala de aula, com práticas instintivas e pensadas das crianças como: pintar, bagunçar, experimentar e criar, movimentamos a obra estética do currículo feito no dia a dia. Portanto, vemos as pistas éticas e estéticas para a democratização microbiana das escolas que são feitas nas alteridades infantis.

Keywords : currículo; arte; corpo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )