SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67LA EXPERIENCIA ESTÉTICA EN LA PRÁCTICA DOCENTE DE LA EDUCACIÓN BÁSICA.PROFESORES DEL CONOCIMIENTO EN EDUCACIÓN AMBIENTAL DE LA ESCUELA DE AGROECOLOGÍA FAMILIAR MACACOARI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, Bianca de Menezes Castro da. INVENÇÕES NA\DA ESCOLA: movimentos estéticos com a massinha. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.466-477.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53580.

O cotidiano na\da escola fugaz e aiônico, posicionado pelas crianças, está expresso neste artigo que tem como objetivo sentir a dimensão das relações estéticas na elaboração das aulas e horizontalizar os saberesfazeres tecidos pelos corpos no currículo praticado. Nesse sentido, a metodologia utilizada é da práticateoriaprática, ou seja, as práticas que forem surgindo pelas alunas e pelos alunos serão dialogadas com autores que ajudem a questionar a prática educativa para que, posteriormente, possamos criar novas práticas em decorrências dos desejos e confrontos. Uma aula feita na escola pública, situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, com crianças do quarto ano, coloca em jogo a lógica da ruptura cotidiana que proporciona outras possibilidades na sala de aula, com práticas instintivas e pensadas das crianças como: pintar, bagunçar, experimentar e criar, movimentamos a obra estética do currículo feito no dia a dia. Portanto, vemos as pistas éticas e estéticas para a democratização microbiana das escolas que são feitas nas alteridades infantis.

Palabras clave : currículo; arte; corpo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )