SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICASABERES DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Bianca de Menezes Castro da. INVENÇÕES NA\DA ESCOLA: movimentos estéticos com a massinha. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.466-477.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53580.

O cotidiano na\da escola fugaz e aiônico, posicionado pelas crianças, está expresso neste artigo que tem como objetivo sentir a dimensão das relações estéticas na elaboração das aulas e horizontalizar os saberesfazeres tecidos pelos corpos no currículo praticado. Nesse sentido, a metodologia utilizada é da práticateoriaprática, ou seja, as práticas que forem surgindo pelas alunas e pelos alunos serão dialogadas com autores que ajudem a questionar a prática educativa para que, posteriormente, possamos criar novas práticas em decorrências dos desejos e confrontos. Uma aula feita na escola pública, situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, com crianças do quarto ano, coloca em jogo a lógica da ruptura cotidiana que proporciona outras possibilidades na sala de aula, com práticas instintivas e pensadas das crianças como: pintar, bagunçar, experimentar e criar, movimentamos a obra estética do currículo feito no dia a dia. Portanto, vemos as pistas éticas e estéticas para a democratização microbiana das escolas que são feitas nas alteridades infantis.

Palavras-chave : currículo; arte; corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )