SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67INVENTIONS IN THE SCHOOL: aesthetic movements with pastaCHILDREN'S CULTURES, PLAY AND WRITTEN LEARNING IN PRESCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PEREIRA, Walquíria de Araújo  and  GOMES, Raimunda Kelly Silva. SABERES DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.478-497.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53445.

O presente artigo discute como a educação ambiental (EA) é desenvolvida, a partir dos saberes e vivências docentes, na Escola Família Agroecológica do Macacoari na Amazônia amapaense, localizada no município de Itaubal-Amapá. A metodologia de trabalho ancora-se no estudo de caso, nas entrevistas semiestruturadas e na roda de conversa com os educadores, esta última, orientada por temas geradores retirados da etapa das entrevistas. A metodologia adotada permitiu analisar a partir da concepção de Ludwik Fleck (2010) qual estilo de pensamento sobre a EA é predominante entre os docentes da EFAM, indicando assim aspectos inerentes aos saberes docentes no desenvolvimento da EA. Os resultados indicaram que o estilo de pensamento ecológico se sobressaiu na prática dos educadores e que o processo formativo por alternância, por meio de saberes e vivências docentes sobre a EA, apesar de ter algumas limitações conceituais, metodológicas e mesmo referentes à formação inicial e continuada, se constitui em um campo propício ao desenvolvimento da temática ambiental, contribuindo para transpor o desafio que é a efetivação da EA no ambiente formal.

Keywords : educação ambiental; agroecologia; saberes docentes; amazônia amapaense.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )