SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67INVENÇÕES NA\DA ESCOLA: movimentos estéticos com a massinhaCULTURAS INFANTIS, BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEREIRA, Walquíria de Araújo  e  GOMES, Raimunda Kelly Silva. SABERES DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.478-497.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53445.

O presente artigo discute como a educação ambiental (EA) é desenvolvida, a partir dos saberes e vivências docentes, na Escola Família Agroecológica do Macacoari na Amazônia amapaense, localizada no município de Itaubal-Amapá. A metodologia de trabalho ancora-se no estudo de caso, nas entrevistas semiestruturadas e na roda de conversa com os educadores, esta última, orientada por temas geradores retirados da etapa das entrevistas. A metodologia adotada permitiu analisar a partir da concepção de Ludwik Fleck (2010) qual estilo de pensamento sobre a EA é predominante entre os docentes da EFAM, indicando assim aspectos inerentes aos saberes docentes no desenvolvimento da EA. Os resultados indicaram que o estilo de pensamento ecológico se sobressaiu na prática dos educadores e que o processo formativo por alternância, por meio de saberes e vivências docentes sobre a EA, apesar de ter algumas limitações conceituais, metodológicas e mesmo referentes à formação inicial e continuada, se constitui em um campo propício ao desenvolvimento da temática ambiental, contribuindo para transpor o desafio que é a efetivação da EA no ambiente formal.

Palavras-chave : educação ambiental; agroecologia; saberes docentes; amazônia amapaense.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )