SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67KNOWLEDGE TEACHERS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION AT THE MACACOARI FAMILY AGROECOLOGICAL SCHOOLCREATIVE IMAGINATION, LITERARY CREATION AND CHILD DEVELOPMEN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

KREMER, Claines  and  BARBOSA, Maria Carmen Silveira. CULTURAS INFANTIS, BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.498-514.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53442.

Este artigo é subsequente a uma pesquisa de Mestrado fundamentada em diálogos teóricos entre a Pedagogia da Infância e a Antropologia Interpretativa, que teve como objetivo compreender as culturas infantis e o ponto de vista de crianças acerca da aprendizagem da brincadeira e da escrita do nome na pré-escola. Metodologicamente, o estudo orientou-se nos pressupostos da Pesquisa com Crianças e da Etnografia. Para este artigo, os dados construídos no campo empírico foram organizados em duas unidades analíticas: a primeira com foco na relação entre brincadeira e aprendizagem, e a segunda com ênfase na apropriação que as crianças fazem sobre a escrita dos nomes. Os resultados sugerem que as culturas infantis são intimamente relacionadas às aprendizagens das crianças e conclui-se que elas devem ser consideradas na discussão de processos educativos na pré-escola.

Keywords : aprendizagem; crianças pequenas; culturas infantis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )