SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67PROFESORES DEL CONOCIMIENTO EN EDUCACIÓN AMBIENTAL DE LA ESCUELA DE AGROECOLOGÍA FAMILIAR MACACOARIIMAGINACIÓN CREATIVA, CREACIÓN LITERARIA Y DESARROLLO INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

KREMER, Claines  y  BARBOSA, Maria Carmen Silveira. CULTURAS INFANTIS, BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.498-514.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53442.

Este artigo é subsequente a uma pesquisa de Mestrado fundamentada em diálogos teóricos entre a Pedagogia da Infância e a Antropologia Interpretativa, que teve como objetivo compreender as culturas infantis e o ponto de vista de crianças acerca da aprendizagem da brincadeira e da escrita do nome na pré-escola. Metodologicamente, o estudo orientou-se nos pressupostos da Pesquisa com Crianças e da Etnografia. Para este artigo, os dados construídos no campo empírico foram organizados em duas unidades analíticas: a primeira com foco na relação entre brincadeira e aprendizagem, e a segunda com ênfase na apropriação que as crianças fazem sobre a escrita dos nomes. Os resultados sugerem que as culturas infantis são intimamente relacionadas às aprendizagens das crianças e conclui-se que elas devem ser consideradas na discussão de processos educativos na pré-escola.

Palabras clave : aprendizagem; crianças pequenas; culturas infantis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )