SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67SABERES DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARIIMAGINAÇÃO CRIADORA, CRIAÇÃO LITERÁRIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

KREMER, Claines  e  BARBOSA, Maria Carmen Silveira. CULTURAS INFANTIS, BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.498-514.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53442.

Este artigo é subsequente a uma pesquisa de Mestrado fundamentada em diálogos teóricos entre a Pedagogia da Infância e a Antropologia Interpretativa, que teve como objetivo compreender as culturas infantis e o ponto de vista de crianças acerca da aprendizagem da brincadeira e da escrita do nome na pré-escola. Metodologicamente, o estudo orientou-se nos pressupostos da Pesquisa com Crianças e da Etnografia. Para este artigo, os dados construídos no campo empírico foram organizados em duas unidades analíticas: a primeira com foco na relação entre brincadeira e aprendizagem, e a segunda com ênfase na apropriação que as crianças fazem sobre a escrita dos nomes. Os resultados sugerem que as culturas infantis são intimamente relacionadas às aprendizagens das crianças e conclui-se que elas devem ser consideradas na discussão de processos educativos na pré-escola.

Palavras-chave : aprendizagem; crianças pequenas; culturas infantis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )