SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67CHILDREN'S CULTURES, PLAY AND WRITTEN LEARNING IN PRESCHOOLREADING ON THE SCREEN BY STUDENTS OF 5TH YEAR: reflections on the constitution of a digital reader author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CUNHA, Neire Márcia da  and  BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. IMAGINAÇÃO CRIADORA, CRIAÇÃO LITERÁRIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.515-529.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53460.

A escola tem papel primordial na formação e desenvolvimento das capacidades superiores da criança, assim como de sua autonomia no processo de apropriação e objetivação dos bens materiais e imateriais da humanidade. O estudo é parte de uma pesquisa qualitativa, de natureza dialógica (2016-2019), cujo objetivo foi compreender o processo de formação de autoria em crianças de 9 e 10 anos de uma escola pública. O artigo tem o objetivo de discutir a formação da imaginação criadora da criança e suas relações com a criação literária, em seu desenvolvimento, à luz dos escritos de Vigotski. Os resultados mostram que a formação e o desenvolvimento da atividade combinatória do cérebro – a imaginação criadora – está condicionada ao acesso da criança aos bens culturais construídos pela humanidade, por meio dos modelos de criação, nas artes, na literatura, na ciência, entre outras, bem como a apropriação e objetivação de riqueza da diversidade humana que promove o desenvolvimento consciente da personalidade e da inteligência infantil, ao longo de sua história de vida. Conclui-se, portanto, que a formação e o desenvolvimento da personalidade criadora da criança estão condicionados ao ato de criação encarnado na atividade, seguindo a linha de futuro do desenvolvimento infantil, impulsionados pelo trabalho colaborativo com parceiros mais experientes culturalmente. Nesse processo, a escola como locus da cultura mais elaborada da atividade humana tem um papel fundamental

Keywords : imaginação criadora; criação literária; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )