SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67CULTURAS INFANTILES, JUEGO Y APRENDIZAJE ESCRITO EN PREESCOLARLECTURA EN LA PANTALLA POR ESTUDIANTES DE 5º AÑO: reflexiones acerca de la constitución de un lector digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CUNHA, Neire Márcia da  y  BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. IMAGINAÇÃO CRIADORA, CRIAÇÃO LITERÁRIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.515-529.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53460.

A escola tem papel primordial na formação e desenvolvimento das capacidades superiores da criança, assim como de sua autonomia no processo de apropriação e objetivação dos bens materiais e imateriais da humanidade. O estudo é parte de uma pesquisa qualitativa, de natureza dialógica (2016-2019), cujo objetivo foi compreender o processo de formação de autoria em crianças de 9 e 10 anos de uma escola pública. O artigo tem o objetivo de discutir a formação da imaginação criadora da criança e suas relações com a criação literária, em seu desenvolvimento, à luz dos escritos de Vigotski. Os resultados mostram que a formação e o desenvolvimento da atividade combinatória do cérebro – a imaginação criadora – está condicionada ao acesso da criança aos bens culturais construídos pela humanidade, por meio dos modelos de criação, nas artes, na literatura, na ciência, entre outras, bem como a apropriação e objetivação de riqueza da diversidade humana que promove o desenvolvimento consciente da personalidade e da inteligência infantil, ao longo de sua história de vida. Conclui-se, portanto, que a formação e o desenvolvimento da personalidade criadora da criança estão condicionados ao ato de criação encarnado na atividade, seguindo a linha de futuro do desenvolvimento infantil, impulsionados pelo trabalho colaborativo com parceiros mais experientes culturalmente. Nesse processo, a escola como locus da cultura mais elaborada da atividade humana tem um papel fundamental

Palabras clave : imaginação criadora; criação literária; desenvolvimento infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )