SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67CULTURAS INFANTIS, BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLALEITURA NA TELA POR ESTUDANTES DO 5º ANO: reflexões acerca da constituição de um leitor digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CUNHA, Neire Márcia da  e  BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. IMAGINAÇÃO CRIADORA, CRIAÇÃO LITERÁRIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.515-529.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.53460.

A escola tem papel primordial na formação e desenvolvimento das capacidades superiores da criança, assim como de sua autonomia no processo de apropriação e objetivação dos bens materiais e imateriais da humanidade. O estudo é parte de uma pesquisa qualitativa, de natureza dialógica (2016-2019), cujo objetivo foi compreender o processo de formação de autoria em crianças de 9 e 10 anos de uma escola pública. O artigo tem o objetivo de discutir a formação da imaginação criadora da criança e suas relações com a criação literária, em seu desenvolvimento, à luz dos escritos de Vigotski. Os resultados mostram que a formação e o desenvolvimento da atividade combinatória do cérebro – a imaginação criadora – está condicionada ao acesso da criança aos bens culturais construídos pela humanidade, por meio dos modelos de criação, nas artes, na literatura, na ciência, entre outras, bem como a apropriação e objetivação de riqueza da diversidade humana que promove o desenvolvimento consciente da personalidade e da inteligência infantil, ao longo de sua história de vida. Conclui-se, portanto, que a formação e o desenvolvimento da personalidade criadora da criança estão condicionados ao ato de criação encarnado na atividade, seguindo a linha de futuro do desenvolvimento infantil, impulsionados pelo trabalho colaborativo com parceiros mais experientes culturalmente. Nesse processo, a escola como locus da cultura mais elaborada da atividade humana tem um papel fundamental

Palavras-chave : imaginação criadora; criação literária; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )