SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67IMAGINACIÓN CREATIVA, CREACIÓN LITERARIA Y DESARROLLO INFANTILCOMUNIDAD INFORMÁTICA EDUCATIVA EN BRASIL: análisis de contribuciones y colaboraciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BOEIRA, Adriana Ferreira; RAMOS, Flávia Brocchetto  y  RELA, Eliana. LEITURA NA TELA POR ESTUDANTES DO 5º ANO: reflexões acerca da constituição de um leitor digital. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.530-544.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.48333.

Este artigo discute e problematiza o entendimento sobre leitura de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, situada no município de Vacaria-RS, bem como apresenta os sites preferidos dos interlocutores, a fim de buscar evidências sobre a constituição de leitores digitais. A investigação apoia-se, em especial, nas reflexões de Larrosa (2002; 2003; 2011), Chartier (1998; 2002; 2002b), Santaella (2014; 2014a; 2014b; 2014c) e Cameira e Cardoso (2015) acerca da leitura e dos leitores. A abordagem metodológica é empírica, de caráter qualitativo, sendo o corpus composto pelos enunciados produzidos, por 20 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Aponta-se que a leitura por meio do jogo digital representa um desafio ao leitor e pode-lhe apropriação, invenção, produção de significados e sentidos ao hipertexto.

Palabras clave : leitor total; leitura; tela; sites.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )