SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67LEITURA NA TELA POR ESTUDANTES DO 5º ANO: reflexões acerca da constituição de um leitor digitalBRINQUEDO CIENTÍFICO COM MATERIAL RECICLÁVEL: uma forma lúdica de ensinar e aprender Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SEMAAN, Gustavo Silva; SILVA, Edelberto Franco  e  BRITO, José André de Moura. COMUNIDADE DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: análises das contribuições e colaborações. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.545-563.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52845.

Com o objetivo de analisar a comunidade de Informática da Educação e suas contribuições e colaborações no cenário nacional, o presente trabalho traz os resultados que foram obtidos a partir de três acervos de grande relevância na área: da RBIE, da RENOTE e do SBIE. A base de dados que foi tomada como ponto de partida contempla 119 edições e 4.497 artigos publicados por 14.680 autores. Para organizar, consolidar e extrair informações relevantes, a partir dessa base, foi utilizado um método de descoberta de conhecimento em bases de dados. Adicionalmente, conceitos de Teoria dos Grafos foram necessários para identificar autores influentes, conforme suas posições estruturais nos grafos obtidos através dos dados das coautorias relatadas nos artigos. A partir das meta-análises consideradas, das estatísticas gerais fornecidas e das análises das redes de colaboração, foram produzidas informações sólidas, que podem ser utilizadas em trabalhos futuros em diversas vertentes de pesquisa.

Palavras-chave : informática na educação; teoria dos grafos; meta-análise; KDD; medidas de centralidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )