SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67COMUNIDADE DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: análises das contribuições e colaboraçõesA PESQUISA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ENSINO MÉDIO E O JOVEM ESTUDANTE: uma visão semiótica e auto-organizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MARQUES, Rodolfo de Moura  e  MENEZES, Paulo Henrique Dias. BRINQUEDO CIENTÍFICO COM MATERIAL RECICLÁVEL: uma forma lúdica de ensinar e aprender Ciências. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.564-577.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52562.

O artigo relata o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta didática para o ensino de ciências, baseada na construção de brinquedos científicos, feitos com materiais recicláveis, para explorar conceitos de ciências e questões relativas à preservação ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A construção dos brinquedos foi orientada por duas questões: uma sobre a ciência relacionada ao seu funcionamento e outra sobre os impactos para a natureza do material utilizado na sua construção. Depois da montagem dos brinquedos essas questões eram retomadas para discussão. Dessa forma, buscou-se qualificar a Educação Ambiental no ensino de Ciências com brinquedos que eram, ao mesmo tempo, objeto de aprendizagem de um conceito científico e produto da reutilização de um resíduo sólido. Os resultados indicam que a metodologia estimulou a imaginação e a criatividade das crianças, revelando-se como uma alternativa de grande potencial para educação científica e ambiental no Ensino Fundamental.

Palavras-chave : ensino de ciências; educação ambiental; brinquedos científicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )