SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67JUGUETE CIENTÍFICO CON MATERIAL RECICLABLE: una manera divertida de enseñar y aprender ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ANTUNES, Alan Rodrigo  y  LIMA, Márcia Regina Canhoto de. A PESQUISA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ENSINO MÉDIO E O JOVEM ESTUDANTE: uma visão semiótica e auto-organizada. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.578-592.  Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52821.

Nesta pesquisa são apresentadas as percepções dos jovens estudantes que vivenciaram a Iniciação Científica (I.C.) de Ensino Médio (E.M.) em uma instituição federal de ensino. Participaram 13 ex-orientandos em um desenho longitudinal de 8 anos. Usou-se como referencial teórico a Semiótica de Charles S. Peirce, a Teoria da Auto-organização de Michel Debrun e a Sociologia da Juventude. Foi caracterizada como uma pesquisa na ação, fundamentada nas ideias de Lawrence Stenhouse e teve como principais objetivos: analisar o processo educacional em um ambiente de I.C. de E.M.; e apontar as percepções dos sujeitos da pesquisa em relação à formação proporcionada pelo aprendizado compartilhado entre orientador e jovem estudante. Sendo assim, o processo educacional apresentou valorização da conclusão do E.M. e da apropriação de novos conhecimentos; e aporte significativo da I.C. para as disciplinas escolares.

Palabras clave : cultura juvenil; iniciação científica; ensino médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )