SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIAL“COM QUE SANGUE FORAM FEITOS MEUS OLHOS?” Conversando com Edson Krenak sobre literaturas e metodologias indígenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ANDRADE, Ana Paula  e  OLIVEIRA, Inês Barbosa de. OS CURRÍCULOS NA COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.2-10.  Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.64199.

Pensar a educação como direito humano se faz urgente e necessário como nunca, antes, seja pela sociedade como um todo, pelo campo da educação e do currículo, nesses tempos em que se questiona o Estado democrático de direito. Ao mesmo tempo em que grupos tentam recuperá-lo, ampliando também a dignidade e a cidadania pensadas como prática, mais do que como concepções e valores abstratos, pois esta perspectiva vem permitindo que sejam colocadas de forma tão conservadora, tornando-as excludentes, e apenas como direito de alguns. A pandemia da Covid-19 nos revelou o quanto esse quadro excludente é real, e agravou-o. Povos originários, quilombolas, populações privadas de liberdade, LGBTQIA+ – os que mais sofrem com a exclusão –, entre outres, vêm sendo crescentemente negligenciados, sobretudo no Brasil. É, então, fundamental entender os jogos de biopoder e de necropolítica que constituem esses tempos de neoconservadorismo, para ser possível pensar em saídas que permitam vislumbrar currículos baseados na educação como direito humano, de todes, para além da escolarização pura e simples, baseada em valores excludentes e conhecimentos eurocentrados. Assim sendo, esse texto faz a apresentação dos demais artigos da seção temática em breves reflexões sobre eles, situando-se no campo da denúncia-anúncio, da esperança freireana, das epistemologias do Sul, todas enredadas à reflexãoação em torno do direito humano à educação e da dignidade humana como condição para o seu exercício.

Palavras-chave : currículo; educação; direito humano; reflexãoação curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )