SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPECIAL“¿CON LA SANGRE DE QUIEN SE HICIERON MIS OJOS?” Hablando con Edson Krenak sobre literaturas y metodologías indígenasDIGNIDAD Y CIUDADANÍA TEJIDAS EN EL “NOSOTROS COMPARTIDO”: Aprendizajes con mujeres negras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LEITE, Vinicius Souza Magalhães  y  MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. PERSPECTIVAS CURRICULARES SOBRE A TEMÁTICA GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: controvérsias no PCN e na BNCC?. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.28-47.  Epub 18-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61586.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são os documentos curriculares que estiveram ou estão em vigência no país, os quais constituem o corpus de análise dessa pesquisa. Nesse contexto, o objetivo foi caracterizar as abordagens de gênero e sexualidade no âmbito do ensino de ciências e biologia sob a ótica destes documentos. Na busca com os descritores /gênero/ e /sexualidade/, os PCN apresentaram vieses reducionistas, essencialistas e reprodutivos, mas também a presença de abordagens críticas e vieses pósestruturalistas voltados para a promoção da igualdade e valorização da diversidade dos indivíduos. Em relação à BNCC, nenhum resultado foi obtido com a busca pelo descritor /gênero/ e apenas dois resultados foram vistos com o descritor /sexualidade/, completamente relacionados ao viés biologizante. Foi possível depreender que a BNCC representa um retrocesso sem precedentes, além de um ataque claro às políticas públicas curriculares, pedagógicas, educacionais e inclusivas. Urge a necessidade de discussões e reflexões acerca do papel dos documentos curriculares na construção de saberes e compreensões que permeiam gênero e sexualidade através do ensino de ciências e biologia.

Palabras clave : PCN; BNCC; currículo; gênero; sexualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )